Ajudando você a entender
o Coronavírus

Sabemos que este é um momento confuso. À medida que a situação em torno do COVID-19 evoluir, faremos todo o possível para mantê-lo informado sobre como cuidar de si e de seus entes queridos durante esse surto e como a AMEX está apoiando sua saúde e segurança.

O Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções no sistema respiratório.  Em 1937 foram registrados os primeiros casos do vírus, que logo foi isolado, e só em 1965 ele foi caracterizado como coronavírus, em decorrência da sua forma no microscópio que lembra uma coroa.

Apesar do coronavírus estar assustando grande parte da população mundial no momento, a maioria das pessoas se infectam com alguns coronavírus comuns ao longo da vida. Os coronavírus mais comuns que infectam seres humanos são o Alpha coronavíris 229E, NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Novo Coronavírus

Os médicos infectologistas da Sociedade Brasileira de Infectologia- SBI: Dr. Leonardo Weissmann, Dra. Tânia do Socorro Souza Chaves, Dr. Clóvis Arns da Cunha e Dr. Alberto Chebabo elaboraram um documento em que explicam o novo agente do coronavírus(SARS-coV-2). O novo coronavírus foi descoberto no final de dezembro após primeiros casos registrado na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei.  Esse novo agente provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19), que é uma nova variante do vírus, até então não identificado em humanos, existiam apenas seis cepas conhecidas capaz de infectar humanos, incluindo o SARS-coV e MERS-Cov.

O novo coronavírus foi identificado em investigações epidemiológica e laboratorial, após casos de pneumonia sem causa aparente. Centenas de casos foram detectadosna China, depoisna Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Vietnã, Cingapura, Arábia saudita e Estados Unidos da América; em os todos os casos as pessoas estiveram em Wuhan.

Os coronavírus humanos podem permanecer infecciosos por até 9 dias em superfícies inanimadas. A Desinfecção de superfície com hipoclorito de sódio a 0,1% ou etanol 62 e.71% reduz significativamente a corona- infecciosidade do vírus em superfícies dentro de 1 min de tempo de exposição.

A origem do surto atual não está clarificada. Existe uma convicção que a fonte primária do vírus seja em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan. 

Maneiras de reduzir seu risco

Para evitar ser exposto, o CDC recomenda tomar estes tipos de precauções:

  •        Evite contato próximo com pessoas doentes.

  •        Evite tocar seus olhos, nariz e boca.

  •        Fique em casa quando estiver doente.

  •        Cubra sua tosse ou espirre com um lenço de papel e jogue-o no lixo.

  •        Limpe e desinfete os objetos e superfícies tocados com freqüência usando um spray ou pano de limpeza doméstico comum.

  •        Siga as recomendações do CDC para usar uma máscara facial.

  •        O CDC não recomenda que as pessoas que estão bem usem uma máscara facial para se protegerem de doenças respiratórias, incluindo o COVID-19.

  •        As máscaras faciais devem ser usadas por pessoas que apresentam sintomas do COVID-19 para ajudar a impedir a propagação da doença a outras pessoas.

  •        O uso de máscaras faciais é fundamental para os profissionais de saúde e as pessoas que cuidam de alguém em locais próximos (em casa ou em um estabelecimento de saúde).

  •        Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente depois de ir ao banheiro e antes de comer; e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz.

  •        Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool.

  •        Sempre lave as mãos com água e sabão se as mãos estiverem visivelmente sujas.

Respostas às suas perguntas frequentes

O que é o COVID-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente, que inclui SARS, MERS e a família de vírus frequentemente responsável pelo resfriado comum.

E se eu tiver suspeita de ter contraído o COVID-19?

O primeiro passo é entrar em contato com a nossa central, você poderá ser direcionado para um de nossos médicos para uma teleconsulta , fique tranquilo esse atendimento é feito sem você precisar sair de casa.

Quais são os sinais e sintomas?

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Clinic location

Onde Estamos

Av. Luis Viana, , Ed. Hangar Business Park, Terreo,  São Cristóvão, Salvador-Ba, CEP: 41.500-300
 

 Central de Autorização

CENTRAL DE ATENDIMENTO 

(71) 3032-3900/3599-2177

 

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 0800 484 4444

CONTATO

Todos os direitos Reservados a Amex Saúde 2020